Medidas de prevenção e controle da dengue

Antes de mais nada é importante nos lembrarmos de que o combate à dengue é uma responsabilidade dos governos, sejam eles da esfera federal, estadual ou municipal e da coletividade.

A Prefeitura Municipal de Chaval, através da Secretaria Municipal de Saúde, continua mantendo vigilância “forte” nos possíveis focos e criadouros do mosquito aedes aegypti. Foi dado início na manhã, 19 de janeiro de 2018, à ação de prevenção no sentido de combater e amenizar os ricos de infestação do mosquito transmissor da dengue, além da dengue, também é transmissor da Chikungunya e do Zica Vírus.

Segundo o Secretário de Saúde Fernando Falcão de Sousa, este sucesso no enfrentamento ao mosquito se deve ao trabalho incansável da Prefeitura e de toda estrutura administrativa, por meio da Secretaria de Saúde, Vigilância Endemias e principalmente com ajuda da população, participando ativamente dos mutirões e recebendo os agentes de endemias em suas casas.

A ação que iniciou se nos terrenos e prédios da administração pública, se estenderá as escola e residências da sede e do interior, no sentido de eliminar os focos dos mosquitos e manter uma vigilância permanente. Nesse sentido a Secretaria de Saúde, adiantou se, e encaminhou um oficio para a Coordenadoria Regional de Saúde de Camocim 16ª CRES, formalizando a solicitação do carro fumacê.

A coletividade deve participar das atividades que visem o combate à dengue, pois só a atuação conjunta do governo e da população levarão ao controle da doença em nosso município.

www.chaval.ce.gov.br